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OTT – Como essa forma de distribuição de conteúdo pode elevar seu evento a outro nível

As OTT revolucionaram a maneira com que o conteúdo em geral é distribuído na internet. Se a internet em si já é considerada como um grande avanço tecnológico e comunicativo, as distribuições em OTT seriam a maneira de revolução do entretenimento. 

Essa revolução vem da praticidade e do controle que o usuário possui em mãos de controlar o conteúdo que quer ver, no dispositivo que deseja e na hora que prefere!

Quer saber como o seu evento pode explorar o máximo das OTT e como isso vai te fazer a profissionalizar mais ainda o seu conteúdo? Vem com a gente!

O QUE É OTT?

 E se eu dissesse que você já sabe o que é uma plataforma de OTT, e que inclusive utiliza até mais de uma todos os dias! Acreditaria em mim? Acho pouco provável!

OTT é a sigla para “Over The Top”, que nada mais é do que a forma de distribuição de um conteúdo pela internet. O termo foi muito popularizado na indústria de distribuição de vídeos, mas abrange muito mais áreas. O Spotify por exemplo é uma OTT de músicas, e até mesmo WhatsApp entra nessa classificação. 

Para os meios de Streaming existem 3 modelos de negócio envolvendo OTT

TVOD ou Transactional: É o modelo onde não existe assinatura, e você só paga pelo produto que vai consumir, é o conhecido pay-per-view.

SVOD ou Subscription: É o modelo onde são cobradas assinaturas mensais para ter acesso aos conteúdos da plataforma, hoje empresas como Netflix, Amazon Prime e Disney+ trabalham desta forma.

AOTT ou Advertising: Este modelo disponibiliza os conteúdos de forma gratuita, e a monetização vem através de anúncios, é o caso do YouTube.

COMO SURGIU?

As OTT são utilizadas a mais tempo do que se imagina, tudo começou quando uma locadora decidiu inverter os papéis e dar o poder de escolha ao consumidor final. Ela criou uma plataforma online onde disponibilizou todos os filmes de uma só maneira, e este serviço era cobrado mensalmente. Aposto que você pensou na Netflix neste exemplo, não é mesmo? Pois foi ela uma das pioneiras neste modelo de distribuição de conteúdo, o que obviamente é um sucesso até os dias de hoje.

A revolução desse meio de distribuição vem do poder atribuído ao consumidor final, o que antigamente não era permitido pelos canais televisivos tradicionais. Se você desejava assistir determinado programa, deveria ligar a TV em um horário específico, e nas televisões mais antigas não era possível gravar para assistir depois. Com a forma de transmissão OTT iniciada pela Netflix, o cliente poderia decidir o programa, o horário, o local e até mesmo o dispositivo que assistiria seus programas favoritos, dando a ele total poder de decisão sobre seu entretenimento.  E é por isso que as OTT revolucionaram o mercado de vídeo, e consequentemente como enxergamos a tecnologia nesse segmento.

OTT DE VÍDEO

OTT de vídeo vai ser o tema principal desse artigo, onde te mostraremos com mais detalhes sobre o que é e como utilizá-lo das melhores formas nos seus eventos. A OTT de vídeo nada mais é do que uma nova forma de distribuição de vídeos de forma online. Citamos acima exemplos como Youtube, Netflix, Amazon Prime e até mesmo plataformas de OTT de grandes emissoras e canais tradicionais de distribuição televisiva, como Globo Play e HBO Go.

Basicamente existem duas formas de transmissão de vídeo, e que podem ser utilizados para mais engajamento e divulgação nos seus eventos, que são a LIVE e o VOD!

LIVE X VOD

Antes de irmãos para as plataformas onde você pode começar a exibir os seus vídeos, precisamos dar um passo para trás e falar um pouco mais sobre os formatos LIVE e VOD! Que são muito simples, porém precisam ser aplicados corretamente de acordo com a usa estratégia.

O formato LIVE é quando é feita uma transmissão ao vivo ao seu público por uma plataforma, pode ser pelo Youtube, instagram ou em alguma outra plataforma específica de streaming. Não tem edição e tudo pode acontecer. Fazendo um paralelo, é como os programas apresentados ao vivo pela televisão, a diferença é que a Live é feita pela internet.

O formato VOD é exatamente ao contrário da LIVE. É um formato de vídeo gravado previamente, editado e postado posteriormente. Conteúdos em formato VOD são muito comuns no Youtube, na Netflix e Amazon Prime por exemplo. A grande vantagem é que o conteúdo consegue ser previsível e obviamente personalizado para cada tipo de público.

Mas Tiago, posso utilizar as duas formas no meu evento? Mas é claro que pode! Mas lembrando como ressaltei ali em cima, tudo depende da sua estratégia e da aderência do seu público para cada formato, conteúdo e canal de distribuição. Muitas personas não aderem bem a lives, e preferem ter o controle de quando e como assistirão seu conteúdo, por outro lado, a live consegue trazer leads mais engajados e dispostos a ver o seu conteúdo, pois separaram determinado horário para isso, assim como disponibilizaram seus dados para posteriores campanhas de marketing.

COMO FAZER ?

 Depois de escolher o formato de exibição, será necessário escolher a plataforma ou ferramenta que será utilizada. Como mencionei acima, isso também é relativo e depende muito da sua estratégia e da interação da persona com o seu evento. Se o seu público reage e engaja mais pelo instagram, e não gosta muito de lives por exemplo, o IGTV pode ser um canal interessante para se iniciar os primeiros testes. Caso seu público interaja mais com o formato Vod, e a taxa de conversão e de clicks para o seu canal no YouTube são grandes, então essa plataforma seria a melhor opção para o inícios dos testes.

Tudo envolve testes e ajustes de acordo com a interação com o seu público, e obviamente também da sua estratégia. Para ter confiança no oferecido, é preciso um fornecedor de qualidade e por isso a Yazo, disponibiliza pra você uma OTT através do Yazo Online. 

VIU COMO AS OTT PODEM AJUDAR SEU EVENTO?

Através de conteúdos via vídeos bem produzidos, e por plataformas de OTT é possível educar, engajar e converter mais pessoas para o seu evento! Tudo isso deve ser feito junto a um bom planejamento, testes bem direcionados e muito estudo sobre o que o seu público realmente quer ver, e o que realmente está sendo relevante para o seu mercado.

O melhor caminho sempre é a utilização de boas ferramentas para auxiliar nas estratégias, e acompanhando sempre a evolução dos meios de comunicação e distribuição, assim como as OTT.