Eu consigo apostar com você que nas últimas 24 horas através do seu computador ou celular, foi iniciado um programa de Stream! Dúvida? Então vem comigo!
Você já deve ter ouvido falar ou já deve ter utilizado pelo menos uma vez serviços de empresas como Netflix, Spotify, Amazon Prime, Deezer, YouTube né? Pois saiba que eles são considerados serviços de stream!
A cada ano que passa podemos ver avanços significativos nos meios de comunicação e transmissão, e as plataformas de stream cada vez mais se modernizam e se adaptam aos mercados e aos públicos, atingindo e ajudando a converter cada vez mais.
Veja como essa tecnologia pode ajudar a ampliar os horizontes na apresentação do seu evento, e como é possível converter mais de forma escalável usando a tecnologia de stream!
Como funciona na prática?
Os programas de Stream surgiram no começo da internet, como já falamos no nosso artigo sobre [OTT: LINK], exploramos o case da Netflix, que hoje é uma das maiores plataformas de streaming que existe na atualidade!
Antigamente quando era preciso acessar algum filme, série, música ou livro, havia a necessidade de se fazer o download desses arquivos e isso demandava uma grande banda de internet e costumava demorar horas! Com o avanço da internet, da tecnologia e com a experiência do cliente se tornando cada vez mais o foco, foram surgindo as plataformas de streaming onde todos esses conteúdos ficam armazenados de forma online e poderiam ser acessados sem a necessidade de um prévio download!
Isso revolucionou a maneira como o trabalho e o entretenimento eram vistos, pois de forma prática e instantânea era possível acessar os conteúdos de qualquer lugar.
Hoje ainda é necessário o carregamento desses conteúdos nas plataformas de stream, porém ele é feito de forma fracionada o que agiliza o processo como um todo. Além disso, ao final da utilização, o arquivo não fica armazenado no dispositivo, o que se diferencia do download como uma vantagem.
Em todo esse processo é utilizada uma API(interface de programação de aplicação), que cuida de toda a transmissão do servidor da empresa com o usuário. Quando o usuário dá “reproduz” o vídeo ou conteúdo, ele é transmitido diretamente para o aparelho, e quando o usuário “pausa” ele automaticamente interrompe a transmissão.
Stream x Live Stream
Como o próprio nome sugere, a Live Stream se diferencia pois a transmissão é feita ao vivo
Streaming X On-demand
Falamos bastante no nosso artigo sobre [OTT: LINK] sobre os diversos tipos de distribuição. A distribuição Streaming é o que já vimos anteriormente como sendo o acesso a conteúdos audiovisuais de forma rápida e totalmente online, sem a necessidade de download. Já a distribuição On-demand, é o que chamamos no artigo anterior de assinatura pay-per-view, onde você tem acesso a diversos conteúdos, porém só paga por aqueles que assistir! É como se fosse uma locadora online, você tem acesso a todos os filmes, mas só para aqueles que deseja ver.
Não existe um formato melhor do que o outro, e sim públicos que se encaixam melhor entre eles. Vale lembrar que ambos podem ser utilizados como formas de engajamento.
Melhores plataformas de Streaming
Quando falamos de plataformas, de uma maneira geral, é difícil definir uma melhor, pois cada uma atende um tipo de necessidade diferente. Algumas contém funcionalidades complexas, outras são mais simples, algumas custam milhares de reais, outras são gratuitas. O fator de definição é relativo de acordo com a sua estratégia e necessidade.
Vou listar abaixo as melhores ferramentas utilizadas atualmente para a transmissão, e o link:
- YouTube: Com certeza umas das maiores plataformas para o lançamento de videos e conteúdos, tanto em stream como em live stream!
- Instagram: O IGTV e o Reels são ótimas opções também para quem quer engajar o público que já se tem, possibilitando assim como o YouTube a fazer conteúdos gravados ou ao vivo. Lembrando que o Instagram em si não é uma ferramenta focada em streaming, e sim uma rede social que possibilita essas duas funcionalidades.
- Yazo Online: A nossa ferramenta focada em transmissão de eventos digitais e híbridos se destaca como uma das mais completas do mercado. É a opção certa para quem deseja realizar um evento completo no formato digital. Permite a criação de múltiplas salas de transmissão, com programação, chat, envio de perguntas e diversas interações com a audiência. Também conta com um espaço que chamamos de feira virtual, onde os patrocinadores podem ter seus próprios estandes para coletar leads e entrar em contato diretamente com o participante do seu evento. Além disso, a plataforma tem integração com a maior plataforma de ingressos do Brasil, a Sympla.
Stream inteligente para eventos
O Stream é o futuro dos eventos físicos e onlines, e tudo isso se deve a alta tecnologia associada a entrega de uma ótima experiência do cliente! Uma forma simples e que entrega muito valor ao público, além de poder ser fator crucial para o engajamento no pré e no pós evento.
Como sempre debatemos e aconselhamos, é necessário ter uma boa estrutura de planejamentos estratégicos, e tudo sempre focado na experiência do público com os conteúdos e até mesmo com as ferramentas! As ferramentas de streaming podem ser soluções inteligentes e viáveis se utilizadas da maneira correta com o objetivo de informar, educar, engajar, transmitir e converter o público.