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Cultura digital e seu impacto na estratégia das empresas
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Para manter o espírito do time de vendas elevado, assim como passar as mais novas estratégias de venda do ano para que todos estejam na mesma página, as empresas têm um grande aliado no mundo de eventos. As convenções são um dos eventos corporativos internos de maior popularidade para os organizadores e, por isso, a Accuracy gostaria de fazer algo especial para a convenção anual da Kibon de 2020 e a Yazo foi escolhida para que suas ideias se tornassem reais.

O briefing era visionário e desafiador. Todos os anos os participantes eram convidados a baixar o app da convenção para que algumas dinâmicas pudessem acontecer por essa ferramenta. Dessa vez eles queriam que os participantes fizessem parte da rede social da Kibon. Não mais uma simples ferramenta para notícias e informações, mas uma plataforma integrada com a transmissão que tivesse um grande foco no engajamento por meio de gamificação.

Desafios

Vamos aumentar esses números

Como dito anteriormente, o time comercial da Kibon já estava acostumado com os pedidos de download do aplicativo do evento, porém a organização nunca esteve satisfeita com o número de downloads, uma vez que o evento presencial não criava um ambiente de grande necessidade para um aplicativo simples. Era necessário criar uma interação que aumentasse o número de downloads para o evento.

Digitais de primeira viagem

Essa convenção foi um outro exemplo de evento que precisou se digitalizar e o faria pela primeira vez conosco. As empresas organizadoras de eventos são geniais em organizar sua logística de forma que todas as pessoas que precisam participar do evento cheguem no lugar certo, fiquem bem acomodados e aproveitem o evento. Mas o mundo digital reserva desafios específicos:

  • Todos os participantes vão conseguir assistir o evento da casa deles?
  • Será que todos eles têm o conhecimento para usar um aplicativo e uma plataforma?
  • Como eu posso medir a interação que cada um tem com as dinâmicas propostas?
Postagens do app KiApp

O espaço digital

A base para criar tamanha interação deveria ser sólida. O primeiro problema a ser resolvido era por onde as pessoas assistiriam o evento. Até então as opções de plataformas de transmissão eram escassas e as soluções não eram atrativas para o que a Accuracy gostaria de entregar. A Yazo desenvolveu uma solução perfeita para a necessidade. Uma aplicação web em que as pessoas acessariam para assistir ao evento de suas casas, que poderia ser aberta de qualquer dispositivo para maximizar as participações e era importante que a solução fosse direta, para facilitar o acesso e dar espaço para que a interação fosse realizada pelo aplicativo.

A rede social da Kibon

Um aplicativo personalizado para o evento não era suficiente para atingir os objetivos propostos. Por isso, um aplicativo da Yazo era a peça chave para fazer a engrenagem rodar. Uma rede social para o evento, com gamificação para elevar o engajamento dos times com as estratégias e funcionar durante todo o evento com o conceito de segunda tela, complementando as interações feitas durante a transmissão.

Chave digital

Para solucionar o problema da baixa adesão, a ideia era a seguinte: Para que as pessoas pudessem acessar o evento, era necessário ler um QRcode na página inicial da plataforma com o leitor que se encontrava dentro do aplicativo! Essa chave digital também permitia que as pessoas não precisassem fazer dois acessos e facilitava o acesso. Uma solução simples que abateu dois dos maiores problemas.

No-show? O que é isso?

Usando o app como chave de acesso do evento, era possível garantir que virtualmente todas as pessoas assistindo o evento estavam com o app instalado em seus celulares. Porém, não era nem necessário saber os números para ver que o aplicativo foi um sucesso total: postagens atrás de postagens, orgânicas, com as pessoas tirando fotos em suas casas com as telas ligadas no evento prontos para participar. Interagindo com todas as dinâmicas propostas, convidadas pela gamificação que atribuía pontos para as interações realizadas dentro do app.

Clamor popular

O sucesso do aplicativo foi tão grande entre os participantes, que choviam postagens no aplicativo pedindo que as interações fossem mantidas por mais tempo – que o app ficasse no ar. A organização então declarou o app de evento como app da comunidade interna Kibon e, em 2021, renovou o contrato do aplicativo. Ter um app para um comunidade nutre a audiência do seu evento e gera mais conexão com o propósito do seu evento. Dentro das grandes empresas, é uma das melhores formas de fortalecer a cultura entre os colaboradores, tanto que na convenção de 2021, as pessoas já estavam no esquenta para o evento 2 meses antes dela começar 

Um grito que chama a atenção

Uma das dinâmicas propostas pela organização era que as regionais se organizassem e criassem um grito de guerra para o evento. Um representante então deveria enviar o vídeo pelo app para a avaliação das pessoas. Os vídeos então eram apresentados na transmissão durante o evento para que todos pudessem assistir e mostrar seu apoio ao grito da sua regional

Somente o primeiro passo

Desde o primeiro evento online da Kibon, a ideia só foi evoluindo e foi a base para novos apps de eventos para a Kibon e a Unilever. Um desses eventos foi o encontro dos líderes globais do segmento! O projeto ainda tem muito espaço para crescimento e se tornar uma referência ainda maior para soluções de eventos corporativos.

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